Nove coisas para saber antes dos 18 anos

14/10/2020
Model by: kuuwanko&Rennya | Stage by: 72ca | Effects: HAToon2, Autoluminous
Olá, olá! Voltei depois de um tempo e de muitas desventuras com tecnologia pra trazer uma novidade: completei 18 primaveras! 🥳
É, gente, já posso ir presa e já tenho que tomar minhas próprias decisões (e trabalhar, também!). Não pensei que chegaria tão rápido, nem que seria no meio de uma pandemia, mas a vida está aí, pra passar rápido e surpreender. Ainda me acho muito boba, mas também acho que aprendi na marra muita coisa.
E é por isso que, pra comemorar, decidi fazer uma lista: nove coisas para saber antes dos 18 anos. Por que nove? 1 + 8! É, eu não sou nada criativa, mas vou dizer que são tão boas que valem pelo dobro!

  1. Tudo tem seu tempo
  2. E daí que sua prima de 18 anos já tem um namorado, faculdade, trabalho e etc e tal? Embora a gente fique feliz por pessoas que se realizam cedo, não devemos nos decepcionar com o fato de não termos as mesmas oportunidades que os outros. Pode demorar, mas vai chegar. Ou talvez chegue algo diferente, nunca se sabe! Apenas paciência, ok?

  3. Cuidado com a exposição!
  4. Eu digo sem problemas: sou muito tímida e tenho muito nervoso de falar em público. Sempre tive, espero que não tenha para sempre 😂, mas aprendi a lidar com isso. Não dá pra ficar sempre pelas sombras, mas também não dá pra se jogar em um momento sem pensar nas consequências.
    Cuidado para não acabar se colocando em situações delicadas ou contando demais sobre você para quem não precisa saber.

  5. Escola acaba e, quando acaba, quase tudo muda
  6. Se alguém me dissesse, no auge do meu 1º ano do Ensino Médio, que tanta coisa iria acontecer e mudar e que, de todas elas, sentiria falta das que menos imaginei, não acreditaria.
    Sei que a gente nunca acredita quando está estudando, mas é a verdade: quando acabar, você vai sentir falta das pessoas, dos sermões dos professores, do intervalo para descansar e, principalmente, da rotina.

  7. Saiba quando ouvir e quando falar
  8. Nem sempre a gente pode (e deve) dizer o que pensa sobre algo. Às vezes, sem querer, você pode ofender, magoar ou dizer algo indevido por simplesmente não esperar a hora correta de falar. É preciso saber ouvir o outro, entender as situações para, aí sim, conseguir acrescentar algo.

  9. As aparências enganam, e muito
  10. Quantas vezes humanos aparentemente bonzinhos e educados me prejudicaram feio? Tantas que nem sei mais quantas. Quantas pessoas que ninguém gostava só por "não parecerem gente boa" vieram me ajudar? Muitas.
    O mal das pessoas é julgar o livro pela capa, sem prestar atenção no conteúdo e sem dar uma chance para quem tem, de verdade, algo de bom por dentro. De bonitinhos só de fachada, o mundo está cheio.

  11. Todo mundo erra (e isso inclui a gente!)
  12. Ninguém é um alecrim dourado perfeitinho. Todo mundo já fez algo errado um dia, o que muda é a forma de agir: assumir, pedir desculpas e se responsabilizar é uma coisa, fugir e fingir que não aconteceu nada é outra bem diferente.
    Do mesmo jeito que a gente gosta de ouvir uma explicação, precisamos dar as nossas quando é necessário e assumir o que fizemos, afinal, não adianta reclamar dos outros quando, na primeira oportunidade, fazemos o mesmo.

  13. Preste atenção nas pessoas ao seu redor
  14. Cuide dos seus amigos, ouça-os, esteja com eles da mesma forma que você quer que eles estejam com você. Amizades reais são tão raras hoje em dia que temos que preservar cada uma que temos, com todo o cuidado. Eu fico grata que, mesmo com toda essa turbulência que foi esses últimos sete, quase oito anos meus, consegui pessoas que me cuidam e mimam de verdade. 💖🥺

  15. Não tente virar quem você não é
  16. Se você não curte usar uma roupa ou não quer participar de algo, não force a barra. Não se faça de forte quando estiver desabando por dentro, nem faça coisas que não gosta para "dar o troco" em ninguém. Às vezes cabe a gente quebrar esse ciclo de devolver na mesma moeda e ficar em paz com nós mesmos.

  17. Ninguém vale sua saúde mental
  18. Nenhum crush, nenhum "amigo", nenhuma situação. Às vezes a gente tem que saber a hora de parar, de dizer chega, de dizer não, porque nem sempre as pessoas têm esse trabalho de nos agradar igual fazemos com elas.
    É melhor impor nossos limites e saber a hora de ir embora para não se prender a situações que só te fazem mal. Não é egoísmo, é só autocuidado.

E... é isso! Essas foram as minhas principais lições nesses 18 anos, mas claro que vão existir novas nessa minha vida de agora jovem adulta. Como foi essa fase de vocês? Quero conselhos e pontos de vista nos comentários pra me preparar psicologicamente para o que está por vir! 😭
Espero que tenham gostado e até a próxima postagem! 💖

4 comentários:

  1. Li mesmo tendo 18(quase 19) e essas dicas são úteis para todas as idades, gostei muito das dicas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah obrigada! Fico feliz que tenha gostado e que essas dicas sejam úteis, também! 🥺💕

      Excluir
  2. Como o tempo passa rápido!
    Suas dicas, são todas muito reais. Essa transição jovem adulta é um pouquinho difícil. Também sinto saudades de algumas coisas, como da rotina escolar e das conversas no intervalo. Quanto ao que está por vir, difícil prever, mas continuar seguindo as 9 dicas é um bom caminho.
    No mais, busque por SEUS sonhos, por aquilo que TE faz feliz.
    Ah, Parabéns pela colheita das 18 flores! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passa mesmo! 🥺
      Nem fala, parece que dá uma saudade de tudo como era antes... vou confiar em você e continuar seguindo essas 9 fielmente!
      E sim, vou dar meu melhor pra seguir meu caminho e ser feliz! 💖
      E obrigada, ainda tô olhando pra elas e pensando "Meu Deus, e agora?", mas até que estou mais animada que antes! 🤣
      E obrigada também pelo comentário e por me acompanhar por mais de 7 anos! 🌸💕

      Excluir

Olá, fique a vontade para comentar aqui! Se for tímido, pode usar o anônimo, só peço pra manter a paz nesse cantinho! ✨