Muito mais que Setembro

27/09/2020
Muito mais que Setembro

Todo mundo já sabe o que tem em setembro, o mês de prevenção ao suicídio. É lindo saber que a gente tem um mês para olhar para o outro e lembrar que cada um tem uma luta da qual ninguém ou pouquíssimas pessoas sabem e que devem ser respeitadas.

Anos atrás, quando meu amigo disse odiar Setembro Amarelo, eu o achei ridículo. Como alguém pode odiar um movimento lindo, onde muita informação é compartilhada em perfis de psicologia, onde pessoas com problemas internos podem se sentir mais aceitas? Demorou um tempo para eu perceber que, infelizmente, muitas dessas coisas só duravam até 30 de setembro, 23:59 da noite.

Nos meses que se seguem, muita gente continua sendo a mesma pessoa gentil e prestativa, mas vários outros tiram a "aesthetic" amarela do perfil, deixam a bondade de lado e voltam a tratar as pessoas mal, como faziam antes.

Por que o ser humano tem que transformar tudo em oportunidade de ganhar like, seguidor e aplauso?
Por que ajudar as pessoas, para muita gente, acontece apenas em um mês específico e, depois, acaba?
Não sei quanto tempo vai levar para as pessoas começarem a entender que ajudar e respeitar vai muito além de um mês apenas, principalmente nesse período onde tantas pessoas se foram e deixaram família e amigos com um espaço vazio. Onde tantos tiveram que adiar ou até mesmo cancelar sonhos.
A vida de quase todo mundo virou de cabeça para baixo. É normal se sentir deslocado, frustrado e triste quando metade dos planos não podem ser realizados ou, infelizmente, deram errado. Não é frescura, não é mimimi, é real. Tudo mudou, do dia pra noite, e nem todo mundo consegue lidar bem com mudanças, principalmente quando são tão grandes.
Entender e respeitar pelo menos parte das dores dos outros não deveria ser em troca de atenção. Gentileza de verdade ocorre quando não se espera nada em troca e, muitas vezes, sem muitos saberem.

Quando setembro chegar novamente, em 2021, compartilhem, sim, informações, números de ajuda e etc, mas não esperem esse mês específico para estar presente na vida de pessoas que necessitam de você, nem deixe a bondade de lado quando ele acabar. Seja uma pessoa boa, independente de quando seja e da cor que esteja vestindo.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, fique a vontade para comentar aqui! Se for tímido, pode usar o anônimo, só peço pra manter a paz nesse cantinho! ✨