O pior não a se dizer

15/01/2020
Click for credits
Em choque porque nunca escrevi sobre isso!
Primeiro de tudo, feliz 2020, criaturinha que está lendo! Como estão sendo esses primeiros dias pra você? Os meus estão sendo ótimos, de vez em quando tem um contratempo, mas nada comparado à quantidade de coisa que estou aprendendo e organizando.
Há um tempo, fiz com minhas colegas de escola um debate sobre o tema do post e, estranhamente, fui a última a colocar as ideias dele na prática. "Não" é uma palavrinha de três letras e que pode começar uma briga, terminar um problema ou evitar o caos. Multiuso e muito mal usada também nesses tempos.
Mas quantas vezes você disse não pra si mesmo? Fosse por medo, vergonha, por um terceiro, por seja lá qual motivo, você provavelmente já deixou de fazer alguma coisa, mesmo que estivesse morrendo de vontade de fazê-lo.
Deixou de participar de algo porque não tinha coragem, deixou de tirar uma foto porque se achou feio, de comprar uma roupa porque achou que não tinha corpo pra isso, deixou de se arriscar porque não achava que ia dar certo, deixou de ir em um lugar porque não ia se encaixar e deixou de dar sua opinião porque pensou que ninguém ia te ouvir (e, dependendo da situação, até sabia que não ia ser ouvido).
Nesse clima de virada e de começo de ano, parece que nosso cérebro faz uma retrospectiva da nossa vida, na maioria das vezes só focando no que você fez de errado ou deixou de fazer. Eu sei como é passar por isso, aconteceu comigo por tanto tempo... quando não aconteceu nessa virada de 2019 pra 2020 eu fiquei até em choque. Acostumar com coisa ruim é um horror.
Quando a gente olha pra trás e vê tudo o que deixamos de fazer ou que fizemos contra a nossa própria vontade, dá uma amargura e logo pensamos no que podia ter acontecido se tivéssemos tomado uma decisão diferente. Pouco a pouco, uma situação que talvez nem era tão grande cresce dentro da gente e, se não tomamos conta, passamos até tempo demais remoendo o passado.
E tudo vira um ciclo vicioso, onde deixamos de tentar por traumas de experiências passadas, onde nos isolamos, nos deixamos de lado e ficamos cada vez mais longe do que queríamos em primeiro lugar. Mesmo quando queremos mudar, tudo parece tão impossível que deixamos de nos importar, que deixamos de acreditar em nós mesmos e nosso corpo e espírito padece.
Mas não é impossível, sério! É fato que o tempo não vai voltar pra consertar o que aconteceu, mas não vai deixar de te dar oportunidades pra criar novas lembranças. Talvez você não foi naquele dia, mas pode haver outro, você nunca vai saber se não tentar. Talvez o seu Ensino Médio tenha sido um grande desastre, mas, ei, faculdade, curso, tudo isso existe e você consegue sim a vaga para entrar.
Não tem nada de errado em investir em si mesmo e em querer ser a sua melhor versão. Lembre-se que nada acontece de uma hora para a outra. Eu sei que ninguém começa a amar a si mesmo do dia pra noite e sim pouco a pouco. Não abaixa a cabeça nessa nova década (não venham me dizer que a década ainda não virou, estou ignorando o calendário), pois esse ano do Sol promete trazer oportunidades e precisamos estar prontos para receber cada uma de braços abertos.
Nesses novos 366 dias, saiba que você não é idiota por pensar diferente, nem fútil por querer se cuidar e se sentir bem na sua própria pele, nem deve se sentir mal por dar seu melhor no que gosta de fazer. Talvez seja hora de se renovar, por dentro e por fora.
Esses defeitos em você realmente existem ou são apenas a opinião dos outros formando a sua própria?
Como um ser humano que também está saindo do casulo e aprendendo no amor com um pouquinho de dor a me aceitar e a melhorar, eu entendo bem o que é passar por isso. Sempre que eu puder (e conseguir escrever sobre), vou trazer um texto sobre amor próprio. Acho que é um tema muito debatido, mas geralmente de um jeito meio irreal. Aqui é pé no chão, mesmo. 😂
Espero que esse post possa dar uma luzinha para alguém. 💖

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, fique a vontade para comentar aqui! Se for tímido, pode usar o anônimo, só peço pra manter a paz nesse cantinho! ✨