Como treinar sua escrita

13/04/2019
Click to credits!
E aí, pessoas? Como estão?
Não creio que já estamos em pleno abril. Acreditam que essa postagem está encalhada desde o ano passado? E engraçado que é algo que eu sempre quis falar sobre: minha escrita. De vez em quando tem humanos gentis e loucos que dizem que escrevo bem (principalmente os contos!) e, acima de ficar muito grata, fico com vontade de falar um pouquinho de como comecei a praticar.
Então, vamos lá?

Identifique o (seu) estilo

E é isso que vamos trabalhar aqui
O que você gosta de escrever, criaturinha? Poemas? Narrativas? Com narrador observador ou personagem? Terror ou romance? A gente tem que saber com o que conseguimos trabalhar melhor! O melhor jeito de descobrir é começar a desenvolver a ideia e ver como fica no final. É assim que eu faço e, bem… você decide se dá certo ou não, haha. 😅

Descreva


Pense na seguinte cena:
— E é isso! — Vicente disse — Eu cansei, entende?
Agora a pergunta: como estava o ambiente? Ele estava irritado, tenso, feliz? É bom quando você consegue imaginar a história feito um filme na sua cabeça, sem o leitor precisar ficar deduzindo muita coisa (a não ser, claro, que você queira que ele deduza). Eu, por exemplo, sou a pessoa que insere cena de chuva em tudo que é livro romântico e uma tempestade em todas as lutas épicas entre personagens (e sim, eu escrevo lutas, só ainda não publiquei porque não sinto confiança).
Logo, uma cena descrita é mais ou menos assim:
— E é isso! — Vicente disse, a voz tremendo pela ira e tristeza. A chuva, para sua sorte, tornava inaudível sua respiração descompassada pelo choro que insistia em querer sair — Eu cansei, entende?

Mantenha um diário


Se você sabe descrever seu dia, você sabe descrever o dia dos seus personagens, não é?
Embora tenha dito "diário", você não precisa escrever todos os dias. Escreva quando tiver acontecido algo legal com você ou quando precisar desabafar. Geralmente eu faço isso, como já disse em uma post anterior, o que me ajuda a continuar praticando e colocar emoções pra fora.
Quando acabar de escrever, se o dia que narrou não for ruim, releia o que escreveu e tente recriar os fatos com sua narrativa e acrescente os detalhes que esqueceu, até ter uma narração completa.

Pesquise

Por favor não façam isso
Por favor, nada de escrever do século XVIII com o cara usando um smartphone ou com costumes totalmente diferentes do que realmente era! Parece besteira o que estou falando, mas já li livros que se passavam em tempos passados com personagens usando celular, roupas fora do padrão da época e com costumes excessivamente atuais.
Claro que escrever não tem que ser um martírio! Mas nunca esqueça que as coisas mudaram com o passar dos séculos, então uma estudada básica cai bem.

Escreva! E escreva de coração


(Calma, eu vou explicar, não fecha a guia)
Você só aprende tentando. Não adianta escrever seu primeiro texto, ver que não ficou a melhor maravilha e desistir. Eu sei que tem hora que as cenas vêm tipo filme na nossa cabeça, mas nem sempre conseguimos escrevê-las, e tudo bem! Eu tenho vários rascunhos e conceitos que deixei engavetados por não conseguir desenvolvê-los.
Guarde suas ideias mais legais em um documento e deixe, uma hora ou outra você vai abri-lo e saber o que fazer com aquele conceito antigo para transformá-lo em uma história boa. Confie em você, vai dar certo, mas nunca, nunca torne algo que é um passatempo em obrigação por besteira. Não se force a escrever para cumprir sua promessa de um capítulo por semana (inclusive, se você não avançou muito a história, não publique ainda, experiência própria), pois você vai transformar algo que era divertido em uma batalha contra si mesmo.
Pode parecer legal lidar com prazo, mas quando se tem outras preocupações (trabalho, estudo, família, etc), mais um compromisso não é bem-vindo.
E é isso, meus leitores. Espero que isso ajude vocês. 💖

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, fique a vontade para comentar aqui! Se for tímido, pode usar o anônimo, só peço pra manter a paz nesse cantinho! ✨