As sobras de 2020

16/01/2021
Model: ISAO | Stage by 山田淀子 | Effects: Autoluminous, ExcellentShadow, Postmovie, o_DLAA, HAToon2

Vocês não têm ideia de quantas vezes eu tentei começar esse texto, mas, em quase todos os rascunhos, eu fiz a mesma pergunta: que diabos foi 2020? Sobrevivemos a uma pandemia, governos e desgovernos, a crises internas e externas e, agora, finalmente, é 2021 e o Enem é amanhã.

Tem gente que diz que o ano passou rápido, mas eu não acho que foi bem assim. Alguns meses passaram arrastando e trouxeram uma enxurrada de notícias (boas, ruins ou tudo junto e misturado), enquanto outros jogaram 4 semanas voando. Muita coisa aconteceu, mas, ao mesmo tempo, não pudemos fazer quase nada.

Ficar confinado em casa, sem saber o que restaria do mundo... uma experiência que nunca pensei que teria. Uma experiência que alguns não tiveram.

2021 não resolveu todos os problemas automaticamente com a sua chegada e, agora, a gente lida com o que sobrou. Com as decepções, com os sonhos quase cancelados, com a luta pra continuarmos vivos, saudáveis e para não perdermos ninguém especial pra gente.

Quando, ano passado, o Inep recusou a minha isenção e eu não consegui recorrer a nada, fiquei decepcionada porque eles me negaram um direito. Agora, vendo esse circo todo que está acontecendo, acho que, dos males, o meu foi o menor, porque eu não queria estar no lugar de ninguém que vai fazer essa prova.

Eles estão negando o direito das pessoas escolherem pela vida delas. As pessoas falam em faltar, mas nem todos tem condição de pagar a próxima prova. As pessoas falam em desistir, mas todos tem o direito de lutar pelos seus sonhos, desde que existam condições pra isso. Condições que deveriam estar sendo dadas agora.

Quantas pessoas ainda precisam ir para que finalmente abram os olhos? Ainda precisa de mais mortes? De mais desastres? De mais desespero?
É preciso mais um estado entrar na crise que o Amazonas sofre agora?

É quase impossível ficar em silêncio quando tem tanta coisa acontecendo pelo mundo, mas é difícil falar sobre isso sem pensar que, de 2020, sobraram mais coisas ruins do que boas e que, agora, a gente vai continuar lidando com elas por só Deus sabe quanto tempo.

E, enquanto não houver uma cura, enquanto não houver conscientização, enquanto as coisas continuarem como estão, vamos continuar com as sobras de 2020, sem conseguir fazer mais nada além de pensar que, antes, a gente era mais feliz e não sabia.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, fique a vontade para comentar aqui! Se for tímido, pode usar o anônimo, só peço pra manter a paz nesse cantinho! ✨