Joseimuke, Otome game e Visual Novel: qual a diferença?

25/07/2020
Colagem com imagens de vários jogos voltados ao público feminino.
Da esquerda para a direita: Angelique Retour, Mr. Love: Queen's Choice, My Stella Knights, Amnesia, Akaya, Akashiya, Ayakashino e Midnight Cinderella

Olá, olá, meus leitores! Espero que estejam bem!

Vocês já estão cansados de saber que eu jogo otome games, e talvez saibam que esse gênero tem crescido muito pro ocidente, trazendo vários jogos novos.

Mas, com essa popularidade toda, acabou vindo uma confusão enorme também: em vários jogos, a protagonista não segue uma trama e tem um final feliz com um personagem, e sim, lida com todos por igual, tendo interações apenas em eventos e bônus. Isso, claramente, não é um jogo otome.

Então, se não é um otome, o que é? Relaxem, pois quem vos fala é (quase) expert no assunto e vai dizer qual a diferença entre esses três termos do título.

O que é uma Visual Novel?

Visual Novel, em tradução literal, é "romance visual". Pensa em um livro, só que virtual, com imagens e interações que influenciam no final. Ou seja, nada de maltratar o NPC, ou isso pode te dar um final ruim (ou só uma afinidade baixa e um peso na consciência).

Ao contrário dos jogos otome, uma Visual Novel pode possuir qualquer conteúdo, seja horror ou investigação, sem precisar incluir romance. Um bom exemplo é Ace Attorney, que é considerado uma Visual Novel, mas tem apenas investigações e uma leve comédia.

Captura de tela do jogo Ace Attorney: Miles Edgeworth, onde o personagem Miles interroga a personagem Byrdie, que, animada, diz: '... isso é como um sonho! Um sonho onde estou sendo interrogada pelo próprio Miles Edgeworth!'
Sim, eu joguei Ace Attorney: Miles Edgeworth, mas não levei até o final porque eu perdi meu progresso sem querer atualizando o emulador. 💔

O que é um Otome Game?

Agora eu falo com propriedade, porque é aonde eu tenho 100% de domínio e porque é o mais conhecido dos três.

Otome game é um tipo de Visual Novel onde a protagonista, que representa o jogador, deve seguir o curso da história com a finalidade de obter um final com um personagem em específico através das suas decisões.

Mesmo que as pessoas procurem finais felizes, geralmente esses jogos têm também finais ruins e, às vezes, neutros também. Pode ser que você ache um onde, em um dos finais, a protagonista termina solteira.

Os exemplos mais famosos de jogos otome que posso deixar aqui são:

  • Amnesia, que pretendo comprar em breve;
  • Angelique, que foi o primeiro otome game da história, com a primeira versão lançada em 1994;
  • Amor Doce, que é quase impossível de não se conhecer, embora já não seja mais um dos meus favoritos;
  • Os falecidos jogos da série Shall we Date?, que deixaram um vazio nas lojas de apps; 🥺
  • EPHEMERAL, que vai ter resenha em breve! que tem uma resenha aqui no blog!
Captura de tela do jogo EPHEMERAL - los residentes de la Oscuridad -, onde Shiba, um dos interesses amorosos, aparece corado, enquanto a protagonista diz: 'O cachorrinho... também tomamos banho juntos. Ficou o tempo todo comigo, mas...'

O que é um Joseimuke?

Finalmente chegamos no termo mais desconhecido dos três, sem nem sequer um artigo na Wikipedia mal escrito. Joseimuke é, em tradução literal, "para mulheres". É um termo guarda-chuva, que inclui:
  • Mídias com muitos rapazes bonitos e romance claramente visível na história (o que também inclui jogos otome);
  • Mídias com muitos caras bonitos, mas sem romance claro na trama, como IDOLiSH7, que é um jogo de ritmo com personagens masculinos, Mr. Love: Queen's Choice, entre outros;
  • Boy's love, ou amor de garotos, ou Yaoi, como é mais conhecido aqui, mesmo que o termo tenha caído em desuso.

Como esse tipo de jogo é recente pra cá, o único que se enquadra nessas características que eu joguei foi My Stella Knights, que liberou um beta em Fevereiro e resenhei aqui no blog (e eu sem querer chamei de otome game 😅). De resto, se eu joguei algum, eu esqueci completamente, mas tenho uma lista imensa de jogos desse estilo que quero instalar.

Espero que esse post tenha conseguido esclarecer algumas dúvidas. Sei que talvez tenha mais coisa além do que falei aqui, afinal, não falar fluentemente japonês me "boicota" quando estudo essas coisas.

Até a próxima, meus leitores! 💗

2 comentários:

  1. Fafnir Desu Ga, aprova sua matéria , bem escrita e explicativa.

    Continue trazendo conteúdos bem feitos, que sempre passarei por aqui, se precisar de algum conteúdo especifico de algum gênero, tenho conhecimento de vários títulos que possa ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo um comentário anônimo assinado! 😂💖
      Vou trazer sim, pode deixar! Obrigada por apoiar esse cantinho, se eu precisar de alguma sugestão ou ajuda, vou te dizer. ✨

      Excluir

Olá, fique a vontade para comentar aqui! Se for tímido, pode usar o anônimo, só peço pra manter a paz nesse cantinho! ✨