Todos nós sentimos inveja

12/06/2018
Model: @Jjinomu and Tda | Stage: SkyBlue@PASGT_helm | Effects: ExcellentShadow2, ikWatercolor, AutoLuminous, PostMovie, HgSAO

Olá, meu querido leitor, ou leitora, não sei. Como está?

Estamos aí em ritmo de Dia dos Namorados, uma semana que eu vejo pessoas tristes porque não arrumam ninguém, outras, como eu, só estão no ritmo de fim de bimestre mesmo, tristes porque estão fazendo um monte de trabalhos, pegando o caderno do coleguinha da sala ao lado e chorando porque as matérias estão todas diferentes e porque vai errar tudo na prova. Não sei o seu caso! 😂

Ontem conversei com uma menina que me contou que sentia inveja de uma outra por esta ter ganhado dela em um desafio por apenas três pontos. Ela me disse que sentia que isso era errado e que a outra não havia feito nada de mais, mas o sentimento não desaparecia. Por quê?

Posso não ser (ainda) uma psicóloga formada, mas sei, por experiência própria, que sentimos inveja de alguém quando nos sentimos inferior a essa pessoa e queremos ser como ela (ou melhor). Não, não vem com esse negócio de "inveja branca" pro meu lado. É apenas minha opinião, mas a "inveja branca" que alguns (nem todos) falam é a admiração. Admirar alguém é algo nobre: reconhecer o valor de alguém e querer, um dia, ser tão incrível quanto ela. Invejar apenas te destrói, porque, quando você inveja alguém, é sinal que não és suficiente para si mesmo.

E a pergunta vem: como ser suficiente para si mesmo, então?

Entenda que tudo tem seu tempo. Não achou ainda a pessoa que te completa e aquela outra pessoa já? Sinta-se feliz por ela (pode ser difícil dependendo de quem é, mas tente! É gratificante) e entenda que, se continuar pensando positivo e evitando se amargar com as coisas, você vai encontrar. Aquela pessoa que conseguiu em um piscar de olhos algo (ou alguém) que você demorou eternidades para ter coragem e capacidade de dizer "ok, vou nessa"? Talvez não era para ser, talvez, se tivesse levado à frente, teria se magoado. Aquela prova que você fez e não passou por pouco? Talvez não era sua hora.

Entenda que você não pode deixar tudo na mão do destino, você precisa lutar com ele e entender que ele te manda mensagens, mas quando você não as nota, ele faz a coisa brusca. Perceba quando a vida te dá oportunidade de melhorar, entenda que tudo na vida são fases, cada um vive a sua em seu tempo. Talvez hoje não seja seu dia de vitória, talvez o Sol não brilhe para você hoje, mas tenha certeza que brilha para todos. Não se sinta menor que ninguém. Você é único, especial e importante para as pessoas, ainda que sinta que não.

E, quando essa sensação de impotência te invadir de novo, vai aí uma dica, é algo que faço agora: escreva o que sente (ou grave, caso esteja sozinho e não goste de escrever), não esconda nada de si mesmo. Depois, tente te entender. Converse consigo mesmo, desabafe. Pareça um louco por alguns minutos e não enlouqueça depois, por favor. A vida é feita para você compreender seus erros e superar os seus obstáculos.

Espero que essa post tenha ficado coerente, foi feita com bastante sentimento e carinho. Vocês gostam dessa pegada mais aprendiz de psicóloga misturado com Espiritualidade? Se sim, me contem, porque também amei escrever algo descontraído e que, talvez, possa ajudar alguém.
Até a próxima e Feliz Dia dos Namorados, bom pra amar a si mesmo também. 💕

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, fique a vontade para comentar aqui! Se for tímido, pode usar o anônimo, só peço pra manter a paz nesse cantinho! ✨