A minha péssima experiência com a Dell

19/07/2021
A imagem apresenta o logo da empresa de tecnologia Dell em fundo acinzentado, com um X em tom de azul sobre ele, em sinal de represária.

Oi, pessoal, adivinha quem, no meio da pandemia, com home office, estudos online e afins, teve o PC pifando? Eu, infelizmente. 💔

Eu decidi não mandar ele pro conserto e vou procurar um técnico pra extrair os arquivos do HDD. Infelizmente é a segunda vez que ele dá algum problema físico, mas agora foi muito mais sério, já que, pelo que tudo indica, queimou a placa mãe.

É, tá tenso aqui pra mim. Meus arquivos de estudo pro vestibular estavam todos nele e, inclusive, eu joguei alguns papéis com conteúdo (lê-se quase todas as folhas de fichário do 2° e 3° ano do EM) fora pois "tá tudo salvo no PC pra eu não perder." 🤡

É por isso que venho humildemente dizer: não comprem Dell (ou qualquer outra marca sem ler resenhas antes), e eu vou dizer os porquês.

Eu adquiri o meu Dell Inspiron i5 5567 em novembro de 2017 por um valor salgado, mesmo na Black Friday. Ele era um note bom pra renderizar imagens, editar vídeos, fazer as edições que uso aqui no blog, também dava pra jogar, visto que a placa de vídeo é incrível (AMD, né, gente?)... Um sonho.

Um sonho que, nem um ano após acabar a garantia, teve seus primeiros problemas. Programas de fábrica, como o Dell SupportAssist, começaram a sumir e isso não é algo comum. Eu pesquisei e vi que eu não era a única com esse problema. Estranhei? Sim, mas não achei muito importante, afinal, muita gente falava que era melhor até mesmo formatar e deixar esses programas pra lá, então pensei que ia ficar tudo bem.

Aí tive meu primeiro problema físico no notebook, a tela ficou rosa. Primeiro, pensei que era atualização do driver de vídeo, porque costuma fazer a tela piscar muito e, às vezes, dá uns bugs que saem quando reinicia, mas o susto que levei quando a tela da BIOS também estava toda rosa não dá nem pra descrever.

Eu não levei num técnico da Dell porque não tem autorizadas perto de onde moro e porque preferi levar em um técnico de confiança, afinal, a garantia já tinha acabado e eles não trocariam nada sem me cobrar horrores.

Edição: não existe suporte da Dell após a garantia.

Depois disso, comecei a ficar mega cuidadosa com ele. Esquentava um pouco e eu já corria pra ver o que era, tanto que foi assim que descobri que tinha um "programa de reparo" do SupportAssist fazendo inúmeras cópias do disco e aumentando a temperatura. Comecei a checar tudo, limpar com mais frequência, tudo pra nada mais estragar.

Estava tudo bem com ele: não estava lento, nem dando telas azuis da morte, não esquentava mais, só estava tendo problemas com um driver da Intel, mas tirando isso, estava tudo nos trinques. Foi por isso que decidi usar ele pra estudar pro vestibular.

Baixei apostilas, literalmente copiei textos meus de anos para diminuir a papelada daqui de casa e agora estou praticamente sem conteúdo nenhum.

Óbvio que isso foi um tiro no pé pra mim. Eu vou fazer a prova, claro, mas que estou bem desanimada, estou. Ele não durou nem quatro anos e isso é péssimo. Meu notebook antigo, da Samsung, era super básico e baratinho e deu problema no HD depois de sete anos de uso bem intensivo e de vários sinais de que, em breve, pararia de funcionar. Sinais que eu percebi e, por causa deles, salvei meus arquivos e resolvi comprar um melhor, um Dell.

Estou chateada, mas me deixa pior ainda saber que, hoje, na página da Dell, existem várias pessoas reclamando da mesma coisa que eu. Alguns com bem menos tempo de uso e pagando muito mais do que paguei na época.

O pior é o atendimento que eles prestam: quando não é apenas um bot respondendo, os técnicos culpam as pessoas. A tela estragou porque a pessoa deixou cair. O notebook está lento porque a pessoa tem que aprimorar (uau, aprimorar um notebook que devia ser bom!). Deu defeito por mau uso.

Embora eu entenda que telemarketing e SAC de reclamações sejam coisas que esgotam as pessoas, culpar o usuário sem nem ouvi-lo é bem desrespeitoso. Fico triste por ter investido em algo que nem teve tempo de me dar retorno financeiro e mais triste ainda por ter achado que ele ia durar e contado demais com ele.

Não faço ideia de quando vou ter um novo (garanto que vai demorar, pois estou exausta de dar com os burros na água) e de quando vou voltar a postar como antes. Não sei que marca compro, nem se realmente uso um Windows, visto que essas atualizações de drivers que eles impõem agora estão acabando com tudo. Um grande não sei o que vou fazer agora, para resumir.

Enfim, se você planejava comprar Dell, independente do modelo, por favor, repense e leia os comentários nos posts do Facebook e os tweets sobre a marca. Se ainda quiser comprar, sem nenhum rancor ou deboche, boa sorte, você vai precisar.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, fique a vontade para comentar aqui! Se for tímido, pode usar o anônimo, só peço pra manter a paz nesse cantinho! ✨